Benefícios da venda consignada de carros?

A venda consignada de carros é uma prática muito conhecida entre as lojas de carros. Além disso, esse modelo de venda proporciona maior segurança para o proprietário do veículo e para a loja que quer revender o carro. 

Criamos este artigo para explicar melhor como funciona esse processo de venda, quais as vantagens e desvantagens para a loja e para o proprietário do automóvel. Confira!

O que são carros consignados? 

A venda consignada de carros é muito comum no processo de vendas. Isso ocorre quando o proprietário coloca o veículo à venda por intermédio de uma loja de carros, mas sem a necessidade de transferir o veículo.

Em resumo, a operação funciona da seguinte forma: o consignante (proprietário) deixa o veículo com o consignatário (loja ou revenda) para efetivar a venda.  

Em alguns casos, o veículo consignado fica em exposição no estoque da loja e é por esse motivo que o contrato entre as partes é importante, a fim de evitar problemas. É neste contrato que se estipula o prazo para a venda do veículo.

Para quem adquirir um carro dessa forma, pode ser uma ótima oportunidade. Isso porque os preços costumam ser mais atrativos.

Como lucrar com carros consignados? 

Para as lojas de carros, a venda consignada pode ser muito bom, já que para ampliar as opções de estoque não será necessário desembolsar um valor rápido para comprar novos veículos no exato momento.

Além disso, a comissão sobre a venda do automóvel pode variar, mas é possível lucrar mais através da oferta de outros serviços, como financiamentos e contratação de seguros.  

Existem situações em que antes mesmo da venda acontecer, o proprietário do veículo e a loja definem o valor final para a venda, e qualquer valor acima deste será a remuneração do vendedor.

Por isso, é importante trabalhar com boas estratégias para sair na frente.

Contrato para venda consignada de carros 

Para este modelo de venda, é fundamental que haja um documento, por escrito, oficializando ou firmando as obrigações entre as partes. Isso serve para evitar que as partes sofram com transtornos no futuro. 

venda consignada de carros

Consignante

Em contrato, o consignante deve descrever todos os dados do carro, como: marca, placa, ano, modelo e cor. Além de citar os acessórios e equipamentos, o proprietário deve dizer qual o estado do veículo e a quilometragem feita por ele. 

Consignatário

O consignatário tem que, por obrigação, cuidar do veículo e repassar o valor da venda ao consignante.

Acordo entre as partes

Para evitar qualquer tipo de mal entendido, é importante estipular um prazo para a venda do automóvel e deixar isso registrado em contrato, juntamente com o valor da venda e o percentual de comissão da loja. 

Vantagens da venda consignada de carros

Sem dúvida uma das principais vantagens de trabalhar com esse sistema de vendas é a garantia de que, caso não venda o veículo, não terá prejuízos. Uma vez que o carro é devolvido ao seu proprietário, não fica nenhuma dívida.

Por fim, com um bom contrato de consignação, é possível realizar transações rápidas, o que é bom para ambas as partes.

E lembre-se: o Autoconf é o melhor sistema de gestão para controle de veículos consignados que entram em seu estoque e muito mais!

Agora que você sabe mais sobre esse modelo de vendas, pode incluir mais essa opção para fazer negócios na sua loja de carros.

Gostou deste artigo? Acompanhe nosso blog e redes sociais, toda semana tem dicas de como melhorar a gestão da sua loja de veículos.

venda mais carros e #voeauto com o Autoconf​

Talvez você goste também