O que são leads e como construir uma boa base para loja de carros.

A geração de leads é uma das melhores estratégias para que se possa obter bons resultados no que diz respeito a vendas. Mas o que são leads? Desenvolvemos este artigo para que você entenda o que são leads e como isso contribui para o crescimento da sua revendedora de veículos. Confira!

O que são leads?

Antes de qualquer coisa, é importante você saber e conhecer este termo, que nada mais é que potenciais clientes, ou seja, pessoas interessadas naquilo que você está anunciando ou vendendo.

A partir dessa definição, é importante você saber qualificar bons leads, pois dessa maneira o processo de compras será mais assertivo, com vendas mais “garantidas”. 

Como funciona a captação de leads? 

Antes da captação, é importante chamar a atenção deste cliente. Isso pode ser feito por um anúncio com um link de destino ou conversão, por exemplo, seu site ou o WhatsApp. A conversão é a forma como visitante deixa suas informações para contato, tornando-se um lead.

Posteriormente, o lead pode gerar uma visita à sua loja e, por fim, a efetivação da venda.

Para que os leads captados passem por conversão, ou seja, gere uma venda, é necessário trabalhar com contatos qualificados.

Você pode qualificar esses leads com uma equipe de atendimento on-line, onde recebem todas as informações de cadastro e ligam pra saber se o cliente é qualificado ou não. Após esse primeiro contato, envia-se o lead qualificado ao time de vendas.

Como gerar bons leads para loja de carros

A geração de leads para lojas de carros é sem dúvida uma das principais formas de efetivar vendas. Desde que seja bem alinhada, as estratégias para captar leads se adequa ao comportamento do cliente atual, que busca pesquisar modelos e preços, e comparar essas informações sem sair de casa. 

Além disso, existem diversas formas de captar e gerar leads para sua loja de veículos, confira: 

Crie conteúdos relevantes 

Essa é uma das principais formas de atrair leads. Com conteúdos e materiais ricos, é possível despertar o interesse do cliente, e isso servirá como uma etapa dentro do funil de vendas. 

Pode ser uma landing page ou um e-book gratuito com dicas sobre um determinado modelo de carro ou, até mesmo, sobre dicas de manutenção e cuidados do veículo.

Mas lembre-se de oferecer esse material como “algo em troca”.

Para que o cliente possa ter acesso a este material, ele deverá fornecer seus dados como: nome, telefone, e-mail, empresa e cargo, por exemplo, e assim gerar um lead. 

É dessa maneira que sua equipe terá as informações necessárias para entrar em contato com este lead. 

DICA IMPORTANTE: não crie conteúdos focados apenas na venda. Mesmo que o propósito seja gerar leads para fechar bons negócios, é importante manter uma relação de confiança entre o cliente e a empresa. 

Por isso, crie materiais focados também em solucionar os problemas que fez com que esse cliente buscasse sua loja.

Tenha um blog

Assim como o e-book, um blog pode ser uma ótima opção para gerar conteúdos que despertem a atenção do cliente. Desenvolver textos com técnicas de SEO é uma forma de otimizar os textos produzidos, fazendo com eles cheguem por primeiro nos mecanismos de busca. 

O primeiro passo para isso pode ser listar as principais dúvidas que os clientes costumam pesquisar sobre loja de veículos e, a partir disso, criar textos sobre os assuntos que eles desejam saber. 

Após criar e postar esses conteúdos, mantenha na página do blog um box para que o usuário receba notificações sobre novos textos. Assim ele se tornará um lead a ser trabalhado. 

Use as redes sociais

Atualmente, as redes sociais são as vitrines da internet. E, estar presente nelas tornou-se obrigatório para conquistar novos clientes. Por isso, se você ainda não possui uma página no Facebook ou um perfil comercial no Instagram, a hora é agora. 

Assim como falamos anteriormente, o seu conteúdo será responsável por atrair ou não a atenção do cliente. Mas, diferente do blog e e-book, nas redes sociais você pode trabalhar com posts mais curtos sobre dicas e curiosidades, como, por exemplo: “De quanto em quanto tempo devo fazer a manutenção do carro?” ou “Como limpar corretamente os tapetes do carro?”, dicas simples que chamam muita atenção, especialmente de novos motoristas.  

Sem dúvida, uma das principais vantagens das redes sociais são os anúncios.

Ao criar uma campanha é possível filtrar a segmentação para que os anúncios possam performar de maneira adequada. Com os anúncios, você conseguir atingir o público que pode gerar um negócio pra você. De uma forma mais rápida que o orgânico (portagens diárias nas redes sociais).

Se você ainda não conhece, o Autoconf é um sistema que faz todo o controle de gestão dos leads que entram pra você. Ele organiza todos os canais de recebimento de lead e gera relatórios para que você saiba qual canal performa melhor.  

Gostou das dicas deste artigo? Então, continue acompanhando nosso blog, toda semana tem conteúdo novo para você!

venda mais carros e #voeauto com o Autoconf​

Talvez você goste também