Qual a melhor forma de avaliar um carro

Ao investir em veículos para uma loja, é de extrema importância avaliar um carro para garantir que não haverá erros no momento de fechar o negócio, certo? Sendo assim, esse serviço pode ser considerado um dos mais importantes dentro de uma loja de carros. 

Mas, você sabe como realizar uma avaliação da melhor forma para ter certeza de que nada passou despercebido? Para te ajudar nessa jornada, preparamos algumas dicas. Vamos lá?!

Como avaliar um carro?

Em resumo, essa etapa funciona como um checklist de todas as informações físicas do automóvel. Ou seja, você tomará nota de diversos itens que podem influenciar no valor final de compra e/ou venda.

Além disso, também será observado se existe a necessidade de reparos por parte da empresa para conseguir revender o veículo em boas condições. Tudo isso vai interferir na proposta final que será feita para o proprietário do carro.

avaliar um carro

O que é analisado em uma avaliação?

  • Ano do veículo –  É claro que nem todo carro que tem um ano de fabricação mais antigo estará em más condições ou precisará de mais reparos. No entanto, não podemos negar que esses modelos têm uma probabilidade maior de estragar.
  • Quilômetros rodados – A regra não podia ser mais simples: quanto maior a quilometragem, menos valorizado será o seu carro. Os veículos que possuem mais de 100 mil quilômetros rodados, por exemplo, são extremamente desvalorizados.
  • Marca – Essa é uma noção básica no mercado de vendas, já que quanto mais famosa a marca, mais caro seu produto vai custar. Com veículos, portanto, não seria diferente. Relaciona-se a isso, também, a questão de oferta e demanda.
  • Cuidados com o carro – Esse é outro aspecto que não precisa de muita explicação, já que todos procuram por carros bem conservados, afinal, ninguém quer gastar dinheiro em algo danificado, certo? Assim, as revendedoras devem analisar se o veículo está com as revisões em dia, se não há batidas na lataria, problemas no motor, etc. Tudo isso influencia na negociação, pois quanto mais reparos necessários para colocar o carro na revenda, menos será pago ao proprietário. 
  • Acidentes – Existem inúmeros tipos de acidentes, leves e graves, e isso é um fator a ser observado no momento de avaliar um carro. Certos acidentes acabam danificando toda a estrutura interna do carro e, logicamente, ele torna-se mais vulnerável a problemas. 
  • Tabela FIPE – ela serve como um indicador no momento de avaliar um veículo, já que mostra a média de preço de todos os modelos de carros. No entanto, como a descrição sugere, ela é uma média apenas, ou seja, o valor final nem sempre será o indicado na tabela.

Como garantir que nada passará despercebido ao avaliar um veículo

avaliar um carro

São vários os fatores que devem ser levados em consideração no momento de avaliar carros para comprar. E, claro, isso exige uma enorme atenção e organização de quem for, de fato, realizar esse processo.

Seja como for, é preciso ter certeza de que todos os aspectos foram considerados para que o valor seja o mais assertivo possível e você não tenha prejuízos. Por isso, é imprescindível contar com um sistema de gestão seguro e confiável, como o Autoconf

Uma das funções do sistema é justamente a avaliação de carros de maneira precisa e sem erros. Dessa forma, você elimina a possibilidade de orçamentos errôneos que podem interferir nos resultados da sua revendedora.

São mais de 100 itens para avaliação, onde você pode prever seus gastos de forma mais assertiva, fazendo com que você ganhe dinheiro no fim do mês.  

Se você, assim como nós, está preocupado com o desempenho do seu negócio e quer garantir o sucesso dele, então fale conosco e conheça um pouco mais sobre o Autoconf! 

venda mais carros e #voeauto com o Autoconf​

Talvez você goste também