É evidente que você, enquanto lojista do ramo de carros, quer atingir um número cada vez maior de clientes. Mas será que está tomando as atitudes corretas para se tornar uma referência e no ramo automotivo? Hoje quero mostrar a você como se tornar uma autoridade no seu segmento e a importância que isso tem para seu negócio.
O que é ser uma autoridade?
O dicionário diz que ser uma autoridade confere o direito de ordenar, de decidir, de atuar, de se fazer obedecer. Não diria que dentro do Marketing o significado se aplica totalmente, mas algumas partes fazem sentido. A começar pela palava “direito”. Isso é algo que se conquista, certo? Portanto, para que sua empresa se torne a mais relevante dentro do ramo em que atua, é preciso trilhar passo a passo o caminho.
Se autoproclamar uma autoridade não resolve a questão, pois estamos tratando aqui de algo percebido pelo público! Você seguiria o comando de alguém que acabou de conhecer, de quem não sabe praticamente nada? Acredito que não. A mesma coisa vale para seu negócio: é preciso investir tempo e recursos para ser visto como referência. Por meio de um bom relacionamento com sua base de clientes (e potenciais clientes) e da demonstração de credibilidade, você não precisará ordenar nada, mas será naturalmente a opção número um das pessoas.
Como se tornar uma autoridade?
A autoridade se conquista por meio de uma comunicação eficiente com as pessoas certas no ambiente certo. O foco a partir de agora (incluindo os próximos posts) será no trabalho desenvolvido dentro dos canais de divulgação em que sua empresa pode estar presente.
Por enquanto, preciso que você analise o que vem comunicando a respeito do seu negócio. Se o foco está em simplesmente anunciar seu principal produto (no nosso caso, veículos), precisa urgentemente rever a estratégia! Entenda: ambientes como sites e perfis em redes sociais são excelentes vitrines, mas, mais do que isso, são oportunidades para criar conteúdos relevantes, gerar interação e criar identificação por parte do público com sua marca.
Os formatos publicitários tradicionais são importantes e ainda podem funcionar, porém, já não são mais uma garantia de que você feche negócio no fim das contas. Estamos vivendo a era da informação. E a concorrência está acirrada! É por isso que, para se destacar, você precisa envolver as pessoas utilizando estratégias de Marketing Digital aliadas aos canais de divulgação offline. Hoje não basta dar uma solução para seus desejos e necessidades – é preciso também desenvolver um bom relacionamento e demonstrar, dia a dia, seus diferenciais.
Por onde começar?
Para saber como se tornar uma autoridade, é preciso primeiro ter em mente quem é seu público-alvo e desenhar uma ou mais personas. Desta maneira, fica muito mais simples de entender o que eles querem! Algumas vezes, será necessário falar, dentro do mesmo ambiente, com diferentes grupos. Na Bello’s Car, fazemos assim. Mais adiante vou exemplificar para que entenda melhor.
O Marketing de Conteúdo é uma das melhores formas de gerar engajamento online. Por meio dele, você chama a atenção para sua empresa de maneira menos agressiva. Com informações relevantes, esclarecimento de dúvidas comuns e um posicionamento amigável, os clientes ou potenciais clientes começam a entender que sua empresa é confiável e elegível. A oferta do seu produto não precisa entrar de maneira direta, ainda que a concretização da venda seja a meta.
Lembre-se também de criar conteúdo original e adaptar sua linguagem a cada local em que sua empresa estiver presente. Para fazer isso, é preciso estudar! No caso dos sites, assunto que ainda vai ganhar um post próprio, você precisa estar atento às exigências das ferramentas de busca (basicamente, o Google) para ganhar as primeiras posições no resultado das pesquisas. Já em relação às redes sociais, cabe entender quais são os recursos oferecidos em cada uma e como tomar partido deles de uma maneira que realmente impacte seu público. Este tópico entrará no meu próximo post com detalhes!
O ideal é que sua empresa tenha um profissional especializado para conduzir a gestão de conteúdo e as estratégias no ambiente online. Você não precisa, necessariamente, ter um funcionário para ficar todos os dias na loja. Há possibilidade de contratar um freelancer ou uma empresa terceirizada, desde que seus objetivos e necessidades estejam bem claros.
Ainda assim, entendo que esta pode não ser a sua realidade – justamente por isso, estou buscando contribuir na nossa Jornada Digital #delojapraloja! Na Bello’s, temos uma profissional de Marketing como colaboradora, o que não significa que a equipe toda fique fora do trabalho. Veja melhor a seguir.
Como fazemos na BellosCar
Buscando a melhor forma de comunicação com nosso público, tendo sempre em vista formas de como se tornar uma autoridade no ramo, temos o envolvimento de diversos colaboradores nas postagens que fazemos em redes sociais. Tudo é previamente criado e coordenado junto ao setor de Marketing, claro. Mas, com minhas dicas e uma parcela de tempo dedicada a isso, você pode desempenhar esta função com o apoio da sua própria equipe!
Na BellosCar, descobrimos as pessoas ideais para interagir com a base de clientes. Elas são experts em suas funções, têm habilidade para se comunicar e falam, cada uma, para grupos distintos. Veja só:
- O Gustavo, fotógrafo da empresa, aproveita que os carros estão posicionados em nosso estúdio para mostrar as principais novidades;
- Já a Adriana, responsável pelo setor de manutenção, oferece excelentes conteúdos sobre o assunto;
- Eu mesmo apareço para abordar temas como o mercado automotivo e soluções;
- O Silvan, meu irmão e sócio, relembra onde tudo começou e traz motivação com sua história;
- No caso do Rodrigo Flecha, que é gerente da loja, o foco são os test drives e a apresentação de campanhas, uma vez que sua postura é de vendedor;
- Quem interage diretamente com o público, respondendo comentários e perguntas, é o Alessandro, nosso vendedor;
- E, para finalizar, o Ramon, do nosso setor de Marketing, traz dicas gerais sobre carros.
Deu para perceber quantas frentes de geração de conteúdo você pode criar apenas usufruindo dos conhecimentos dos seus colaboradores? Embora isso não faça parte do escopo tradicional de trabalho destas pessoas, é possível reunir voluntários que vistam a camisa da sua empresa a ponto de serem o rosto dela nas redes sociais.
Falando em vestir a camisa…
Este movimento precisa acontecer não apenas dentro da loja, mas em relação ao público também! Quando você conquista autoridade, é visto como expert em seu segmento e angaria uma base de fãs. Além de ter pessoas interessadas em sua marca, que interagem com os posts feitos, você conta com um grupo que vai validar socialmente a empresa sempre que tiver oportunidade. Ou seja: mesmo offline, seu negócio será lembrado e mencionado – até mesmo por quem não necessariamente já comprou por você!
Na terceira parte da nossa jornada, falarei melhor a respeito disso. Mas já guarde o conceito: você é capaz de transformar seu cliente em embaixador da marca.
Para gerar um alcance ainda maior, é possível chegar a públicos que ainda não consomem o conteúdo criado pela sua empresa, mas que podem vir a gostar dele. São pessoas que compartilham interesses em comum com aquelas que já estão fidelizadas no ambiente online. Um amante de carros, por exemplo. Pode ser que ele chegue pelas postagens sobre manutenção e então comece a acompanhar o dia a dia da loja. Um dia, acaba vendo uma oportunidade boa, decide fazer uma visita e, com o atendimento recebido, se sente confiante para fechar negócio.
Credibilidade
Ainda no início da postagem, quando comecei a falar sobre como se tornar uma autoridade, escrevi esta palavra para lembrar que autoridade tem a ver não somente com o que você fala, mas com o que você faz! De nada adianta engajar pessoas online ou offline se sua empresa não é capaz de entregar bons diferenciais e, sobretudo, passar segurança. Aliás, uma experiência de compra mediana não dá o fôlego necessário para que sua marca seja fixada no imaginário do público como a melhor do segmento.
Teremos muitos conteúdos sobre atendimento, vendas, negociação e pós-venda por aqui. Todas estas etapas vão colaborar para que você conquiste seu cliente em cada pequeno detalhe.
Na BellosCar, trabalhamos de diversas formas capazes de nos destacar. Vou exemplificar com duas delas. A primeira é que, diferentemente da prática comum de mercado, damos garantia para nossos veículos por um ano em todo o território nacional. Nossa parceria com a Gestauto Brasil nos permite vender para consumidores de qualquer lugar, dando a eles a confiança de que, se houver problemas de motor e caixa de câmbio, podem levar o carro a oficinas locais.
Outro diferencial que oferecemos vem da nossa parceria com a Dekra, multinacional alemã de inspeção de veículos. Ela oferece para cada automóvel um laudo pericial com mais de 200 itens de checagem. Isso demonstra transparência quanto à origem dos carros que vendemos, garantindo ao cliente a consciência de todos os antecedentes de seu seminovo.
Estes são apenas alguns pontos que compõem a nossa prática e fazemos questão de comunicar sempre que possível em nossos canais. Somados ao desenvolvimento de conteúdo relevante e amigável, fortalecem a marca BellosCar.
Como se tornar uma autoridade no ramo automotivo? Só depende de você!
Até mais!