Como tornar uma loja de carros digital

Como digitalizar uma loja de carros ou como tornar uma loja de carros digital? Atualmente (e mais do que nunca!), é muito importante que você tenha seu olhar voltado para uma revenda de carros digital. A internet pode contribuir com sua loja de tantas maneiras que, para ajudar você com o assunto de verdade, quero responder a pergunta com outra:

Vamos juntos transformar seu negócio numa revenda de carros digital?

Para que isso aconteça, vamos passar por cada etapa relacionada a uma loja de carros digital ou não. Veja só:

  • Marketing: definir nicho de mercado; conhecer público-alvo; desenvolver persona; construir autoridade; trabalhar canais de divulgação; a importância de ter um site próprio; uso do funil de vendas, com ênfase no lead.
  • Atendimento: formação do time de pré-venda; atendimento ao lead; controle da pré-venda; interação entre equipes de pré-venda e venda; atendimento físico; negociação.
  • Pós-venda: postura na entrega do veículo; transformar cliente em embaixador.
  • Processos: avaliação e precificação do veículo; monitoramento e performance de serviços; sites e portais otimizados.

Eu garanto para você que, no final, vai ter muito mais do que a resposta que procurava: estará totalmente preparado para gerir a empresa com inovação e fluidez, gerando resultados nunca antes vistos.

Um pouco da minha história

Modéstia à parte, eu sei do que estou falando. Aliás, se você não me conhece, deixa eu me apresentar: me chamo Rodrigo Dal Bello e trabalho no ramo desde que tinha 14 anos de idade. Antes de mais nada, vou tentar resumir minha história pra gente continuar. Meu primeiro emprego foi num despachante. No início, fazia todo o serviço de office boy. Depois de 3 anos, já estava revisando em torno de 1.000 processos para transferência. Lá, aprendi tudo sobre documentação de carros.

Logo em seguida, fui trabalhar numa multinacional alemã como auxiliar de escritório. Apesar de não ter relação com venda de carros, a empresa me ensinou a operar com processos sempre muito bem definidos. Foram 2 anos muito proveitosos, mas a minha vontade era sempre de voltar para o ramo.

Foi então que, quando tinha quase 19 anos, apareceu a oportunidade de trabalhar numa pequena loja de carros. Esta foi minha maior escola, porque passei por todas as áreas envolvidas nesse tipo de negócio – inclusive, várias ao mesmo tempo! Fui responsável por tudo: administrativo, financeiro, preparação dos carros, financiamento, compras e vendas…

A BellosCar

Quando saí de lá, fui para a BellosCar para ser vendedor. Trabalhei por 2 anos indo além da minha função: também comprava e consignava os carros. Acabei virando gerente e percebi que a loja não tinha muitos processos, por isso decidi implantá-los. Então, apenas organizando a casa, vimos um aumento exponencial nas vendas de cada mês.

A partir dali, rapidamente virei sócio do meu irmão, que era o único proprietário na época. Fui assumindo toda a gestão da empresa e, hoje, administro a BellosCar. Sempre trabalhei e estudei em paralelo para me aprimorar – sou formado em Economia, tenho pós-graduação em Marketing Integrado e, mais recentemente, fiz um MBA em Gestão de Negócios com ênfase em Inovação, na Fundação Dom Cabral. Caso você não conheça, ela é considerada a melhor escola de negócios do Brasil e a única instituição brasileira nesse segmento que está entre as 20 melhores do mundo.

Foi por causa do MBA que tive a ideia de criar o Autoconf. Nosso sistema para revendas foi desenvolvido #delojapraloja, ou seja, de dentro para fora, considerando questões reais vividas no dia a dia da BellosCar. Hoje, temos uma loja com 12 mil metros quadrados, que vende uma média de 200 automóveis por mês e que possui mais 200 em estoque. E estes números não aconteceram por acaso. A partir da integração das ferramentas usadas dentro de uma loja de carros, o fluxo de trabalho ficou mais eficiente e, por consequência, fez o negócio decolar de vez.

Já sabe onde eu quero chegar?

Contei toda esta história não somente para você me conhecer melhor, mas para mostrar que já tive convívio com todas as áreas possíveis dentro de uma revenda. Foi o somatório de tantas experiências que me trouxe até aqui. E estou disposto a compartilhar com você o que sei, porque acredito que nosso mercado só tem a ganhar com a troca de conhecimento e que tornar uma loja de carros digital é possível.

Para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre tudo o que falamos aqui, conheça a Comunidade De Loja Pra Loja, onde eu e dezenas de especialistas do mercado trazemos dicas valiosas sobre o mercado automotivo.

Um abraço!

venda mais carros e #voeauto com o Autoconf​

Talvez você goste também