A importância de ter um site para loja de carros

Fala, Bello! Estou aqui para abordar a importância de ter um bom site para loja de carros. Se sua empresa ainda não tiver um (ou mesmo que já tenha, mas com pouca estruturação), acompanhe o post porque vou provar para você que esta é a presença digital mais importante de todas.

Como já havia comentado antes, o site é sua casa própria na internet, enquanto as redes sociais e os portais de carros fazem o papel de casas alugadas. Todas as casas onde sua revenda está são importantes e se complementam, mas nada melhor do que ter um endereço somente seu, né? Sendo assim, o controle está totalmente nas suas mãos e isso pode ser usado da melhor forma possível para seu negócio!

Site para loja de carros

Calcule por aí: quanto você já gastou ao longo dos anos em melhorias na sua loja física para que ela tivesse uma fachada atrativa e oferecesse aos clientes uma boa estrutura? Aposto que não foi pouco. Agora, raciocine comigo: por que teria que ser diferente na sua loja online?

O mesmo grau de investimento dado ao seu espaço físico precisa ser dado ao seu espaço online! Por isso, tenha em mente os valores envolvidos para obter uma boa hospedagem, um visual mais atrativo, melhor navegabilidade e a integração com ferramentas de gestão para seu site.

Pela minha experiência com a Bello’s Car e com o Autoconf, consigo enumerar alguns tópicos fundamentais se você quiser investir num site para loja de carros que seja realmente eficiente.

Identidade do site para loja de carros

Sua revenda tem um nicho de mercado e um público-alvo, certo? Sendo assim, ela também tem uma identidade bem definida, que deve ser expressada tanto na comunicação verbal quando na comunicação visual usadas nos seus canais de divulgação online, especialmente no site próprio.

Vejo de vez em quando que colegas do ramo acabam definindo as características das páginas de suas lojas de acordo com a próprias preferências. O ideal é que os endereços sejam sempre focados no usuário! Lembre-se de que tudo comunica: o logo da empresa, o esquema de cores, a qualidade das fotos colocadas, as informações disponíveis e outros detalhes.

No site da BellosCar, percebemos, por meio de uma ferramenta que faz um mapa de calor da navegação, que a maior movimentação dos usuários é em imagens – cabeçalhos, fotos de veículos, logotipos de montadoras… Por isso, adaptamos nossa comunicação visual para atender a esta demanda, gerando uma permanência ainda maior em nosso endereço.

Navegabilidade

Ainda na questão de ter um site para loja de carros, centrado no usuário, é preciso pensar em sua navegabilidade. Será que a interface, ou seja, aquilo que é acessado pelo visitante, está mesmo amigável e intuitiva? Há informações difíceis de encontrar ou está tudo à mão? Faça estas perguntas.

Hoje, mais do que responsivos, ou seja, adaptáveis para diferentes dispositivos, os sites podem ser pensados totalmente para uma versão mobile. Atualmente, a quantidade de usuários que acessam informações pelo celular é muito maior em relação aos que utilizam computador ou tablet, o que justifica o investimento.

Mais uma vez vou citar nossa revenda como exemplo: de acordo com as estatísticas do Google Analytics (falo sobre ele na sequência), quase 90% dos usuários entram no site da BellosCar pelo celular, contra pouco mais de 10% que ainda utilizam computador ou tablet.

Relação com o Google

É fundamental que um site para loja de carros leve em consideração o Google, buscador mais usado do mundo. Isso compreende a integração de suas ferramentas e também estratégias voltadas para ele, como veremos a seguir.

Google Analytics

Você sabe o que é Google Analytics? Esta ferramenta, que está disponível gratuitamente e pode ser integrada ao seu site, é essencial para que consiga definir estratégias e mensurar resultados de ações voltadas ao Marketing Digital. Isso porque ele mostra todas as estatísticas de visitação relacionadas a uma página, com atenção especial à origem do tráfego, ou seja, de onde estão vindo seus visitantes.

Por meio do Analytics, dá para descobrir quais redes sociais mais levam seu potencial cliente para o site, se ele é mais acessado pelo celular ou pelo computador, quais links internos do endereço possuem mais atividade, de que lugar são os interessados… Enfim, todo o material necessário para melhorar cada vez mais o desempenho online da sua empresa!

Ao integrar a ferramenta ao seu endereço, é necessário criar uma rotina de acompanhamento. Desta maneira, você poderá fazer a gestão digital de acordo com as mudanças constantes causadas pelo público, que até mesmo antecipam tendências para um próximo período.

SEO

Antes de eu explicar a sigla, pense comigo na seguinte situação: você acaba de se mudar para sua casa própria e ela já está totalmente preparada para receber visitantes. Porém, não dá para eles o direcionamento correto para chegarem até lá e acaba sem ver ninguém. É assim que seu site fica sem o uso das estratégias para o Google.

Dificilmente seu cliente irá digitar no navegador o site da sua revenda para olhar as possibilidades. Mas certamente seu primeiro passo será colocar no campo de pesquisa aquilo que interessa a ele. É por isso que você deve planejar seu site considerando as combinações mais comuns de palavras-chave que as pessoas que estão navegando podem usar.

Isso se chama SEO, sigla em inglês para Search Engine Optimization. Traduzindo, é a otimização para buscadores. Para realizá-la, você precisa utilizar os melhores termos possíveis dentro do site. É por meio da combinação certa entre as palavras que o Google coloca seu endereço à frente da concorrência na hora de mostrar os resultados.

Para conhecer quais são estes termos, você pode contratar a análise de plataformas de gestão de visibilidade online, como o SEMrush. Nele, é possível mapear as palavras-chave que sites concorrentes estão usando para então integrá-las adequadamente na sua página. Assim, você permite que elas ajam a favor do seu negócio.

Foco em vendas

O objetivo de ter um site é a geração de leads quentes, ou seja, o registro de pessoas realmente interessadas em fechar negócio. Entenda que ele não é o melhor lugar para a venda direta, mesmo que isso seja possível. A grande questão está em captar clientes em potencial no ambiente online, envolvê-los com mais informações e aí sim atraí-los para a loja!

No Autoconf, temos a modalidade de criação de sites pensados desde o início para uma loja de carros. Eles são criados primeiro para celular e nossos clientes costumam ver um aumento de até 70% nos acessos, gerando até 4 vezes mais leads. Dessa forma, a casa própria na internet de uma revenda se torna seu principal meio de venda online!

Outra ferramenta disponibilizada por nós é o gestor de leads, que faz um raio X verdadeiro dos usuários que foram captados por meio do seu site. Ele é capaz de mensurar e qualificar as pessoas, aumentando as chances de a loja fechar negócio. Falaremos melhor a respeito numa próxima postagem.

E os portais?

Os portais de vendas de carros são importantes aliados para seu negócio. Mas é preciso lembrar que não substituem um site próprio. Eles são também como as demais casas alugadas na internet.

Como venho dizendo, ter um endereço online da sua loja é importante porque, quando bem estruturado, pode mensurar não apenas as visitas por redes sociais, mas também pelos portais em que ela está presente. Desta maneira, você consegue calibrar seus investimentos de acordo com os parceiros de divulgação que melhor dão resultados.

Atualmente, a BellosCar está presente em todos os portais. Minha sugestão é que coloque seus produtos em um portal regional e em outro nacional, para começar. Depois, sugiro que tenha um integrador web, serviço disponível no Autoconf, que conecta os anúncios do seu site com os principais portais. É uma mão na roda para a gestão destas plataformas.

Lembre-se de que, quando há uma presença digital ampla e bem pensada, todo possível comprador importa! Justamente por isso, é fundamental que todas as ações da sua revenda estejam integradas no ambiente online.

Até mais!

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