Precisamos deixar claro a importância de uma gestão eficiente para que tudo isso funcione com a menor margem de erro possível, afinal, otimizar o atendimento em uma loja de veículos não é uma tarefa tão simples.
Você pode ter equipes com os melhores profissionais do mercado, mas se elas não estiverem integradas dentro de processos muito bem definidos (e, principalmente, controláveis), as chances de sua loja fechar mais negócios diminuirão expressivamente!
Por onde começar?
O primeiro passo tem tudo a ver com o que comentei acima. Arrume a casa (especialmente se ainda não tiver começado). Aqui vão algumas perguntas que você pode começar a fazer:
- Quem são os profissionais do atendimento?
- Quais são suas atribuições?
- Quais são os pontos fortes e fracos de cada um?
- De que maneira são remunerados por seu trabalho?
- Como é feita a comunicação entre eles?
- Há um senso de coletividade ou cada profissional está olhando apenas para seus próprios resultados?
- Que tipo de problema é recorrente dentro do setor de atendimento no dia a dia da loja?
Esta é a hora de observar cada pequena parte do processo! É assim que você vai conseguir entender a dinâmica do atendimento e aquilo que pode – e deve – ser mudado para melhor.
Talvez possa parecer que isso não é necessário, porque é algo que você enquanto gestor já sabe e faz. No entanto, muitas vezes o que está acontecendo na prática é bem diferente da teoria. Por isso, escute o que seus colaboradores têm a dizer, pondere de acordo com seus recursos e, principalmente, comece a agir!
Você não precisa revolucionar a loja de uma vez só. Vá aos poucos, mas vá! Com o tempo, as práticas serão internalizadas e virarão o modo normal de operação da revenda, ainda que seja necessário estar sempre vigilante. Treinamentos, dinâmicas de grupo e reuniões periódicas são essenciais.
E como otimizar o controle do atendimento?
Como disse antes, teoria e prática são coisas bem diferentes. É por isso que implementar uma ferramenta digital de gestão na loja auxilia tanto no controle do atendimento – e digo mais: faz com que ele seja otimizado!
Com um sistema especializado para revendas, seus colaboradores se comunicarão de maneira mais eficiente, as informações ficarão disponíveis em banco de dados para o acesso de todos e você terá pleno domínio sobre cada etapa do processo.
Autoconf
O Autoconf, plataforma completa de gestão de veículos, foi criado com base em todas as necessidades que identificamos no dia a dia de centenas de clientes.
São diversas funcionalidades que vão ajudar você no gerenciamento da revenda – confira mais aqui. Hoje, quero dar uma atenção especial ao gestor de leads, que impacta diretamente os times de pré-venda e venda.
De nada adianta fazer investimentos em ações online (Marketing) se você não tem condições de receber, qualificar e encaminhar seus leads. Aí é que entra o sistema de gestão. É ele que leva o cliente do primeiro contato até o fechamento do negócio!
Além do mais, é possível mensurar os resultados de cada mídia para definir periodicamente onde é melhor investir. Outro ponto positivo é que o desempenho de cada profissional pode ser avaliado individualmente, de maneira que os pontos a serem melhorados tenham ajuste mais rápido.
Gestão na palma da mão
Com o gestor de leads do Autoconf, a loja está, literalmente, na palma da mão! O controle do atendimento é total e isso facilita muito a rotina dos colaboradores também, que se conectam de maneira eficiente entre si, registram melhor os dados e tornam todo o processo mais fluido.
Acredito que a tecnologia está a nosso serviço. Quando combinada com o fator humano, traz resultados imbatíveis! É por isso que acreditamos tanto no Autoconf.