Tornar uma loja de carros conhecida no Instagram é um desejo de 100 entre 100 lojistas que pretendem ter um negócio que vá além de apenas um comércio.
O Instagram pode ir muito além de um simples aplicativo para o compartilhamento de fotos e vídeos. Gostaria que você visse ele como uma ferramenta para seu negócio! Na minha postagem anterior, recomendei que você transforme sua conta para a modalidade comercial, lembra? Espero que já tenha realizado esta mudança para que usufrua totalmente das funcionalidades que existem para empresas!
Termos comuns e recursos
Antes de começar, deixo a seguir um glossário de termos e recursos relacionados a esta rede social. Caso você já tenha familiaridade com ela, é só pular esta parte e seguir em frente!
A-G
- Amigos próximos: Seleção de pessoas entre seus seguidores que podem receber conteúdo exclusivo (via Stories).
- Arroba (@): É a forma de mencionar uma conta do Instagram. O Autoconf, por exemplo, está como @autoconf_ na plataforma.
- Bio: O termo é uma abreviação de “biografia” e indica as informações básicas de um perfil, que aparecem imediatamente após o usuário clicar sobre o link de alguma conta, no topo da tela. É importante que a bio da sua empresa seja clara e traga dados como área de atuação, número de telefone ou Whatsapp de atendimento e, especialmente, endereço do seu site.
- Direct: Usa-se este termo para definir o envio de mensagens privadas de uma conta para a outra, como num bate-papo.
- Feed: Local em que ficam, em linha vertical e por ordem cronológica (do mais novo para o mais antigo), os conteúdos das contas de Instagram (seus e de outros usuários). Você pode colocar fotos (mais de uma por post) e vídeos (de até um minuto) no seu para que os seguidores (e até mesmo que não segue, mas visita sua conta) vejam.
- Filtros: Recursos de modificação de fotos e vídeos utilizados no feed e Stories. São capazes de adicionar elementos, mudar o rosto de alguém e alterar automaticamente pontos como saturação, contraste e brilho das imagens.
- Geolocalização: Recurso utilizado em fotos e Stories para demarcar a localidade. Você pode, por exemplo, criar uma para sua loja, com endereço completo.
H-Z
- Hashtag (#): Sinal utilizado para indicar palavras relevantes dentro de determinado contexto. Por exemplo, #instalovers. Toda vez que usada nas publicações, cria-se um atalho para outras publicações com o mesmo termo, o que facilita a busca feita pelos usuários.
- IGTV: Área dedicada ao armazenamento e disponibilização de vídeos (com até 60 minutos). A grosso modo, é como se fosse o Youtube do Instagram!
- Legenda: É o texto que acompanha a imagem.
- Like: Termo em inglês para curtir.
- Live: Outro termo em inglês que designa um formato de distribuição instantânea de conteúdo por meio do Instagram. Você pode entrar ao vivo sozinho ou na companhia de outro usuário para falar sobre algum tema. O vídeo pode ou não ser salvo depois no IGTV.
- Reels: Novo recurso da plataforma que permite a criação de vídeos curtos, de até 15 segundos. Eles podem ser postados nos Stories ou no feed, com a chance de irem parar na seção Explorar do aplicativo, que mostra seu conteúdo a pessoas que ainda não seguem sua conta.
- Stories: Mencionei os Stories anteriormente e agora é o momento de explicar o que são! Este recurso permite o compartilhamento de imagens (fotos e vídeos) com prazo de validade de 24h. Ao contrário das postagens normais do app, o conteúdo dos Stories vai para uma seção separada do seu feed. Ele fica disponível para seus seguidores e para quem ainda não segue sua conta.
Melhorar a visibilidade da minha marca para ser conhecida no Instagram
Existem diversas maneiras de sua marca ser mais vista e conhecida no Instagram – com ou sem investimento financeiro! Ao engajar pessoas, você ganha mais alcance de maneira orgânica, ou seja, sem pagar absolutamente nada! Já nas modalidades de impulsionamento e anúncios, será necessário ter um orçamento a definir.
Engajamento
Aumentar o engajamento para que sua loja de carros seja conhecida no Instagram requer duas coisas importantes: o planejamento estratégico aliado à criação de conteúdo. Por isso, não adianta querer fazer isso de qualquer jeito! Mais uma vez, reforço a importância de você conhecer bem seu público-alvo (ou personas). O que eles querem ver, de fato?
É só testando formatos e ficando de olho nas estatísticas (em contas comerciais, você consegue acessá-las facilmente por publicação) que saberá quais assuntos estão gerando mais engajamento. Lembre-se de que, quando falamos em planejamento de conteúdo, não estamos relacionando isso com a venda direta! É muito mais sobre agregar valor à sua marca por meio de conteúdos interessantes, se relacionar com os clientes e, eventualmente, trazer alguma oferta específica de maneira criativa para que, assim, sua loja de carros seja conhecida no Instagram.
Mas como?
Para facilitar a explicação, coloco abaixo os principais recursos para sua loja de carros ser conhecida no Instagram.
Feed
O feed do Instagram é o hall de entrada da sua casa alugada. Ali, todo conteúdo já publicado fica à disposição para os usuários olharem sempre que quiserem. Por isso, capriche nas fotos, vídeos ou produção de artes quando for inserir um conteúdo novo nele!
Também não se esqueça de realmente agregar uma informação relevante e variar os temas. Por exemplo: num dia você conta uma curiosidade sobre o universo dos automóveis, no outro, comenta sobre um carrão que acabou de chegar na loja… E por aí vai!
Outra tática é convidar quem está vendo a interagir. Isso é importante porque, quanto mais curtidas e comentários tiverem suas publicações, mais seguidores recebem seu conteúdo dentro da plataforma. Além disso, quando você incentiva o usuário a marcar um amigo nos comentários, um novo seguidor pode ser conquistado a partir dali, organicamente.
Live
As lives estão com tudo ultimamente e são uma ótima ferramenta para oferecer não apenas conteúdo, mas atrair novos seguidores! Que tal convidar um parceiro da sua loja ou alguma autoridade no ramo de veículos para falar sobre algum tema interessante?
O intuito, aqui, é chamar a atenção de pessoas que ainda não seguem você por meio da presença do seu convidado, uma vez que ele vai divulgar a live para seus próprios seguidores. Mas atenção: é uma via de mão dupla, certo? Da mesma forma que ele estará fazendo isso por você, você estará fazendo o mesmo para ele.
Reels
Na BelloCar, usamos o Reels para fazer vídeos curtos que pegam carona nas tendências do momento: músicas, memes e o que mais estiver em alta na internet. Engajamos nossa equipe a participar e é sempre um sucesso!
O bom é que, quando optamos por postar no feed, damos a chance de o conteúdo aparecer na seção Explorar, atraindo pessoas que ainda não acompanham nossa conta. Isso ajuda a trazer novos seguidores!
Stories
Bons para mostrar o dia a dia da loja. A chegada de um carro que é apresentado em primeira mão, questões comuns sobre negociação, a entrega de um veículo ao novo proprietário (não se esqueça de marcá-lo!), conteúdos sobre o universo dos automóveis…
Idealmente, é bom que você e/ou os seus funcionários participem ativa e repetidamente dos Stories, criando uma cara para sua revenda. Lembre-se: pessoas gostam de relacionar com pessoas!
As fotos e vídeos ficam disponíveis por 24 horas no Instagram, depois são arquivados e só você pode acessar. Sendo assim, é interessante trabalhar em algo dinâmico e que vá sendo colocado ao longo do dia.
Explico: toda vez que você sobe um novo Story, ganha o primeiro lugar na fila de contas que o seu seguidor acompanha, o que aumenta as chances de ele clicar para olhar!
Vale também aproveitar os recursos que os Stories proporcionam: enquetes, envio de perguntas, quizzes… São duas razões. A primeira é que a plataforma adora quando você aproveita o que ela oferece e entende seu conteúdo como relevante, entregando-o a mais pessoas. E a segunda é que a partir dos Stories, dá para interagir com os seguidores, o que fortalece sua presença digital.
E como começar para minha loja de carros ser conhecida no Instagram.
Se você não está acostumado a mexer no Instagram, recomendo que primeiro explore esta rede social de maneira a entender seus recursos para então colocá-la como uma ferramenta a ser gerida a favor da sua empresa.
Siga os concorrentes e outras marcas do ramo automotivo para ver o que estão fazendo! Você não precisa copiá-los, mas pode se inspirar para planejar o conteúdo. Mais uma vez: procure não fazer as coisas aleatoriamente! Prepare-se com antecedência.
Impulsionamento e anúncios
Agora já estamos falando sobre investir dinheiro! Você pode separar um orçamento para o Instagram do jeito que já faz com outros canais de divulgação. Mas, primeiro, será necessário compreender a área de impulsionamento e anúncios da plataforma.
Como esta seria uma aula à parte, recomendo que acesse o site do Instagram para empresas, que explica o passo a passo de como anunciar na rede social.
É possível levar uma publicação que poderia ficar dependendo apenas do alcance orgânico a mais pessoas. Além disso, dá para atingir um público (ou, ainda melhor, uma persona) que não segue sua conta com formatos de anúncios de vídeo e foto para Feed e Stories.
Quero falar um pouco sobre esta última parte porque ela tem tudo a ver com o post sobre buyer personas. Existe um gerenciador de anúncios dentro do Instagram que permite inserir filtros como localização, dados demográficos, interesses e comportamentos das pessoas que deseja atingir.
Você não precisa gastar muito para comunicar sua marca ou produto a um público amplo. Pelo contrário: deve afunilar a base de usuários da plataforma para quem realmente interessa, o que vai sair mais em conta também.
Como fazemos na BellosCar
Na BellosCar, usamos os anúncios do Instagram para campanhas pontuais, em que sabemos exatamente a persona que queremos impactar. Temos sempre em mente o objetivo da nossa comunicação paga. Faça-se algumas perguntas como quando for criar a sua também!
Vou dar um exemplo prático. O Ford Fusion é um modelo de carro que sempre existe em boa quantidade no nosso estoque. Ele sai bem, mas é preciso dar uma forcinha para as vendas de vez em quando.
Pensando nisso, já recorremos à nossa base de dados para entender quem é o cliente para este tipo de veículo. A partir das informações coletadas, desenhamos uma persona bem detalhada. Assim, quando criamos um anúncio para Instagram, definimos o disparo para o perfil exato das pessoas que queríamos impactar.
Não preciso nem dizer que deu certo, né? Vimos as vendas subirem e entendemos que, toda vez que uma situação de excesso de estoque acontecer, podemos investir com tranquilidade nesta ferramenta.
Até mais!