Para se manter em evidência é importante ver as tendências do mercado para o setor automotivo. Optar por não seguir essas atualizações tem como consequência perder espaço para a concorrência. Dessa forma, o conceito de Customer Centric, ou seja, o cliente no centro do seu negócio, passa a ganhar mais espaço.
Só 30% dos consumidores americanos estão satisfeitos com o atendimento das concessionárias, de acordo com os dados do NADA (National Automobile Dealers Association). Outro dado apontado pelo estudo mostra que 67% concorda que a tecnologia otimiza o processo de compra, venda e manutenção dos veículos. Além disso, 89% das concessionárias acreditam que a inovação é a chave para manter o negócio ativo.
Estes dados comprovam que o conceito customer centricity está cada vez mais em evidência, tornando-se fundamental trabalhar essa estratégia em uma loja de carros. E, para ajudar você a entender melhor como a estratégia funciona, criamos um artigo completinho. Confira!
O que é Customer Centricity?
O cliente no centro do negócio consiste em deixar o consumidor em destaque, colocando-o em primeiro lugar, sendo ele o centro de toda atenção.
Em tradução livre, customer centricity significa “cliente no centro”, o que deixa bem mais clara a ideia. Todas as ações são tomadas de acordo com perfil do cliente para que ao final ele tenha a melhor experiência possível.
Em outras palavras, a estratégia é o próprio cliente. Manter o foco diretamente no cliente ajuda a melhorar os resultados a curto, médio e longo prazo.
Customer Centricity no setor automotivo
Pensar em formas de deixar o cliente em evidência, pode variar de acordo com o propósito de cada ação, visando a execução do trabalho e a melhor experiência ao cliente ao final do atendimento. Confira algumas formas de empregar este métodos:
Comportamento do consumidor
Com um site e redes sociais atrativas, os clientes vão chegar com mais facilidade até sua loja de veículos. Com isso, é possível ter uma boa base de dados para fazer as melhores ações.
Quanto mais detalhes sobre o que o consumidor procura, maiores são as chances de sucesso no negócio.
Ao adotar uma visão ampla sobre o cliente, torna-se fácil entender o que ele quer. Por exemplo: estreitar os laços com os contatos e criar uma estratégia de fidelização.
Processos cada vez mais digitais
Segundo a McKinsey, 80% dos consumidores do setor automotivo usam o meio digital para facilitar as compras. O estudo ainda aponta a relevância e importância do cliente junto à loja física.
Além disso, consumidores que buscam veículos pela internet tendem a ser mais exigentes, já que a busca no meio digital é mais ampliada. Assim, é de extrema importância que a revendedora esteja sempre à frente dos concorrentes e busque atuar junto a tecnologia.
O sistema de gestão para revenda de veículos Autoconf conta com a ferramenta para criar e gerenciar o site da sua loja de carros.
Foco no cliente
Vale reforçar que a venda não é o mais importante nesse método. A ideia principal é focar no sucesso do cliente. Sendo assim, criar soluções satisfatórias e assertivas para ajudá-lo a alcançar o objetivo.
Outro dado levantado pelo NADA, aponta que 88% dos clientes esperam que a loja de veículos tenha o máximo de informações possíveis sobre o consumidor antes de agendar a visita até a loja física. Nesse caso, é bom utilizar dados e o histórico do cliente durante o atendimento, mostrando o interesse na valorização do cliente.
Ter uma página que filtre exatamente as características que o cliente está buscando, tornando a compra mais prática e ágil. Isso serve para facilitar a escolha do cliente, por isso, invista em fotos e vídeos de qualidade, que mostrem todos os detalhes do veículo.
Tecnologia = agilidade
Não é segredo nenhum que a tecnologia é uma verdadeira aliada da agilidade. Isso porque, atualmente, existem diversas ferramentas que oferecem mais fluidez e otimização nos processos da empresa, que vão da captação de leads até a efetivação da venda.
Fique atento às novidades
Para que uma empresa seja customer centric é necessário ficar atento às novidades e tendências da área. Isso porque o cliente passa a ser o foco principal de todas as ações. Então, torna-se fundamental entender tudo que ele procura e oferecer as melhores opções de acordo com as características do cliente.
Agora que você já sabe o que é e como funciona o customer centricity, não perca mais tempo e implemente hoje mesmo essa estratégia na sua loja de veículos. Quer um suporte? Conte com a gente, nossa equipe está sempre pronta para ajudar!