Passagem de bastão entre equipes de pré-venda e venda

Fala, Bello! Como você sabe, nossa segunda temporada da Jornada #delojapraloja é totalmente voltada ao atendimento dentro de uma revenda de carros. Já falamos sobre a pré-venda e, a partir do próximo post, haverá conteúdos sobre o momento da venda também. É por isso que hoje a pauta é a passagem de bastão entre equipes. Este é um ponto extremamente importante para o sucesso dos seus negócios!

passagem de bastão entre equipes

Passagem de bastão entre equipes? Como assim, Rodrigo?

Vou começar lembrando de onde vem o termo “passagem de bastão”. No atletismo, há a modalidade de revezamento, em que os corredores precisam percorrer marcas menores, sempre entregando um bastão nas mãos de seus colegas de time até que se atinja a marca final. Quanto mais rápidos forem no desempenho individual e mais eficientemente fizerem a entrega, mais chances de conquistar a vitória.

A expressão funciona muito bem para o mundo dos negócios. Contudo, é preciso esclarecer que passar o bastão não significa que uma equipe tenha que focar apenas no seu próprio trabalho. E que, tampouco, deva largar o que foi feito na mão da próxima sem pensar muito! Em outras palavras, é necessário que todos os envolvidos se sintam parte de um time interdependente. O sucesso de um é o sucesso do outro!

E isso começa na gestão da empresa, Bello! A cultura da colaboração deve estar no DNA da sua loja. Como? Por meio de treinamentos, confraternizações e processos bem definidos. Quando o escopo de trabalho de cada colaborador está claro e ele sente, verdadeiramente, que faz parte de algo maior, o espírito coletivo e o coleguismo aumentam.

Pré-venda e venda

Agora que você entendeu melhor o que está por trás do termo, vamos trazê-lo para nosso ramo, com ênfase nas equipes de pré-venda e de vendas. Para isso, quero relembrar o que acontece durante o processo de atendimento.

Numa pré-venda eficiente, o cliente decide ser atendido por um vendedor -de maneira física ou remota. Apesar de este ser considerado um sucesso para o time, a corrida ainda não está ganha. Sendo assim, é preciso fazer um pouquinho mais para garantir que a passagem de bastão entre equipes sairá da melhor maneira possível.

De que jeito?

Existem algumas formas e vou contar para você como fazemos na Bello’s Car. Em primeiro lugar, cabe ao profissional da pré-venda apresentar adequadamente seu colega da venda ao interessado. Por isso, criamos um cartão digital com a foto e os dados de cada vendedor, como nome e contato. Ele é mandado ao cliente via Whatsapp antes do atendimento.

Enquanto ponte entre o cliente e o vendedor, o colaborador da pré-venda também precisa seguir o caminho inverso. Isso significa mais do que simplesmente apresentar quem está em busca de um negócio. É necessário “vender” o interessado para seu colega!

Isso não significa omitir informações importantes ou até mesmo mentir! A transparência é fundamental na passagem de bastão. Se a pré-venda não botou tanta fé naquele atendimento, pode e deve levar as expectativas adiante para o setor de vendas.

O que quero dizer é, no caso de clientes promissores, que uma dinâmica otimista por parte de uma equipe para a outra faz toda a diferença. É necessário, portanto, munir os vendedores com o máximo de detalhes e informações quanto for possível! Isso passa por todas as variáveis de um negócio: o perfil do interessado, o grau envolvimento demonstrado por ele, o produto que está procurando, etc.

Gestor de leads

Na Bello’s, logicamente, usamos o gestor de leads do Autoconf. Ele é a peça-chave para a comunicação entre os times de pré-venda e de vendas! Toda vez que um agendamento é efetuado, a primeira equipe envia todos os dados coletados no atendimento para a segunda. E isso acontece da forma mais prática possível: com um aplicativo instalado no celular do vendedor, que recebe uma notificação push.

Portanto, ele pode se preparar com antecedência para receber o cliente. Um tempo antes do atendimento, faz contato para se colocar à disposição e, com isso, já cria conexão. Também pede para o carro sair do estoque para o showroom em boas condições de apresentação. Quando o interessado chegar, tudo está pronto.

Recepção física

A passagem de bastão entre equipes não acontece apenas por parte da recepção online. Se sua loja tem recepção física, este é um momento importante do processo também! O trabalho do recepcionista é confirmar a presença do cliente no sistema, o que registra o acontecimento no banco de dados e aciona o vendedor para o atendimento.

Novamente, de nada adianta arremessar o bastão de qualquer jeito! A recepção precisa ser sempre simpática e causar uma boa impressão. Isso inclui a forma de apresentação do profissional de vendas ao interessado, passando credibilidade e segurança.

E aí acabou?

Se acontecer o aperto de mão final, sim. Mas, do contrário, temos uma passagem de bastão inversa, digamos – da venda para a pré-venda novamente! Sendo mais específico, para o time de resgate, sobre o qual já falamos anteriormente por aqui.

Cabe ao vendedor posicionar a equipe sobre o motivo (real ou aparente) do negócio que não foi fechado. Quanto mais claro e objetivo for o relato, melhor. É assim que o pessoal do resgate tem condições de tentar mais uma vez o contato com aquele cliente!

passagem de bastão entre equipes

Sinergia: o segredo para uma boa passagem de bastão entre equipes

Reforçando: uma passagem de bastão entre equipes adequada é aquela que considera o trabalho dos demais colegas e vê o negócio fechado como a vitória! Os setores de pré-venda e de vendas precisam estar conectados. Pense comigo: de nada adianta ter um vendedor bom se a recepção não é eficiente e os clientes não aparecem. Da mesma forma, uma recepção boa com um vendedor ruim diminui as chances de negócio!

Se tiver qualquer dúvida, é só falar comigo pelo @rodrigodbello. Participe também nosso grupo do Telegram, para obter conteúdos exclusivos! Baixe o aplicativo e clique aqui para entrar. Tamo junto!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Talvez você goste tambem

AUMENTE AGORA A PERFORMANCE DE VENDAS DA SUA LOJA DE CARROS!

Cadastre-se e receba mais informações sobre o sistema que vai revolucionar o seu gerenciamento de vendas.