Customer Centric: como criar essa cultura em uma loja de carro

Atualmente, para se manter em evidência é importante acompanhar as tendências do mercado, especialmente do setor automotivo. Optar por não seguir essas atualizações, tem como consequência perder espaço para a concorrência, já que os consumidores estão cada vez mais ligados às novidades. Dessa forma, o conceito de Customer Centric, ou seja, o cliente no centro do seu negócio, passa a ganhar mais espaço.

Somente 30% dos consumidores americanos estão satisfeitos com o atendimento das concessionárias, de acordo com os dados do NADA (National Automobile Dealers Association), associação norte-americana de concessionárias de veículos e profissionais da indústria automotiva. Outro dado apontado pelo estudo mostra que 67% dos consumidores concordam que a tecnologia otimiza o processo de compra, venda e manutenção dos veículos. Além disso, 89% das concessionárias acreditam que a inovação é a chave para manter o negócio ativo. 

Estes dados comprovam que o conceito customer centricity está cada vez mais em evidência, tornando-se fundamental trabalhar essa estratégia na sua loja de veículos. E, para ajudar você a entender melhor como a estratégia funciona, criamos um artigo completinho. Confira!

O que é Customer Centricity?

O cliente no centro do negócio é diferente do conceito antigo em que o cliente tem sempre razão. Nesse caso, a estratégia consiste em deixar o consumidor em destaque, colocando-o em primeiro lugar, sendo ele o centro de toda atenção.

Em tradução livre, customer centricity significa “cliente no centro”, o que deixa bem mais clara a ideia. Todas as ações são tomadas e planejadas de acordo com o comportamento e perfil do cliente, para que ao final ele tenha a melhor experiência possível. Tudo é produzido de forma a levar em consideração os desejos, dificuldades, comportamentos e hábitos do cliente.

Em outras palavras, a estratégia é o próprio cliente. Manter o foco diretamente no cliente ajuda a melhorar os resultados a curto, médio e longo prazo.

Customer Centricity no setor automotivo

Pensar em formas de deixar o cliente em evidência, pode variar de acordo com o propósito de cada ação, visando a execução do trabalho e a melhor experiência ao cliente ao final do atendimento. Confira algumas formas de empregar este métodos:  

Comportamento do consumidor

Com um site e redes sociais atrativas, os clientes vão chegar com mais facilidade até sua loja de veículos. A partir disso, é possível ter uma boa base de dados para desenvolver as melhores ações, seguindo as informações coletadas, criando estratégias individuais para cada tipo de perfil. Quanto mais detalhes sobre aquilo que o seu consumidor procura, maiores são as chances de sucesso para o seu negócio. 

Ao implementar uma visão mais ampla sobre o cliente, torna-se mais fácil entender o que ele realmente quer, como, por exemplo, seja para estreitar os laços com os seus contatos e criar uma estratégia de fidelização, seja para entender quais são as estratégias mais indicadas para conseguir mais conversões.

Processos cada vez mais digitais

Segundo os dados coletados pelo estudo da McKinsey, 80% dos consumidores do setor automotivo usam as plataformas digitais para facilitar as compras. O estudo ainda aponta a relevância e importância do cliente junto a loja física, porém, é válido que a empresa busque investir e se adaptar às novidades para proporcionar a melhor experiência ao cliente. 

Além disso, consumidores que buscam veículos pela internet tendem a ser mais exigentes, já que a busca por eles no meio digital é mais ampliada. Por esse motivo, é de extrema importância que a revendedora esteja sempre à frente dos concorrentes e busque atuar junto a tecnologia. 

O sistema de gestão para revenda de veículos Autoconf conta com a ferramenta para criar e gerenciar o site da sua loja de carros. 

Foco no cliente

Vale reforçar que a venda não é o mais importante nesse método. A ideia principal é focar no sucesso do cliente. Sendo assim, criar soluções satisfatórias e assertivas para ajudá-lo a alcançar o objetivo.

Outro dado levantado pelo NADA, aponta que 88% dos clientes esperam que a loja de veículos tenha o máximo de informações possíveis sobre o consumidor antes de agendar a visita até a loja física. Nesse caso, é bom utilizar dados e o histórico do cliente durante o atendimento, mostrando o interesse na valorização do cliente. 

Ter uma página que filtre exatamente as características que o cliente está buscando, tornando a compra mais prática e ágil. Isso serve para facilitar a escolha do cliente, por isso, invista em fotos e vídeos de qualidade, que mostrem todos os detalhes do veículo. 

Tecnologia = agilidade

Não é segredo nenhum que a tecnologia é uma verdadeira aliada da agilidade. Isso porque, atualmente, existem diversas ferramentas que oferecem mais fluidez e otimização nos processos da empresa, que vão da captação de leads até a efetivação da venda. 

Fique atento às novidades

Para que uma empresa seja customer centric é necessário ficar atento às novidades e tendências da área. Isso porque o cliente passa a ser o foco principal de todas as ações. Então, torna-se fundamental entender tudo que ele procura e oferecer as melhores opções de acordo com as características do cliente.
Agora que você já sabe o que é e como funciona o customer centricity, não perca mais tempo e implemente hoje mesmo essa estratégia na sua loja de veículos. Quer um suporte? Conte com a gente, nossa equipe está sempre pronta para ajudar!

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