Compra de carros de leilão para revenda: Será que realmente vale a pena?

Preços competitivos e modelos altamente procurados são algumas das características que permeiam carros de leilão. No entanto, muito se fala também sobre a real qualidade desses veículos, que são vistos muitas vezes como uma opção a não ser adquirida, principalmente quando se fala da composição de um estoque para uma revenda. Quer saber se a compra de carros de leilão é mesmo um bom negócio para se investir? Então acompanhe as informações que trouxemos a seguir:

Nos dias de hoje, é bastante comum que haja leilões de automóveis realizados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Receita Federal ou mesmo seguradoras  e locadoras de veículos.

O mais importante a se saber ao procurar carros nesses locais e eventos, é entender o porquê da disponibilidade desses veículos ali.

Conhecer as opções disponíveis e suas particularidades, principalmente, é que definirão se você fará ou não um bom negócio. Ao citar como exemplo os carros de locadoras, apesar de aparentemente estarem em bom estado, é necessário saber se a quilometragem, ao serem vendidos, estará muito alta, ou seja, ao comprá-lo e tentar repassá-lo após um tempo, seu preço de mercado será bem baixo. Há também aqueles carros recolhidos pelo Detran, esses por sua vez, podem ter passado muito tempo no pátio, sem uso e revisões.

Porém, nem só de pontos negativos são compostos os carros de leilão, do contrário, seriam tão populares ao gosto de diversas pessoas.

Conheça agora as vantagem da compra de carros de leilão

Entre os principais e inegáveis benefícios de comprar um carro de leilão é seu custo. Esse costuma ser de 30% a 50% a menos do estabelecido pela tabela FIPE para o modelo, ao compará-lo com um mesmo que acabou de sair de uma concessionária.

Já imaginou poder contar com um belo carro de 70 mil, investindo somente 35 mil?

Outra vantagem que deve ser levada em conta e que nem todos sabem é que segundo o artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro, a quantia investida em um veículo no leilão quita quaisquer dívidas do mesmo com IPVA. Possibilitando a você, que realizou um investimento de preocupar-se somente com gastos referentes a documentação e reparos mecânicos que necessitem ser feitos, caso haja.

 Atenção aos detalhes ao comprar carros de leilão!  

Apesar de trazer muitos benefícios ao bolso, vale a pena comprar carros de leilão quando encontram-se em bom estado de conservação. Sendo indispensável uma análise precisa da situação de cada automóvel a ser adquirido. 

Por serem arrematados com pagamento a vista, há uma economia a ser considerada antecipadamente, caso o carro precise de grandes reparos, trocas de peças e outros investimentos consideráveis, pode ser que o dinheiro poupado, em comprar carro de leilão ao invés de um novo ou seminovo de concessionária seja totalmente utilizado, fazendo com que não valha a pena o processo todo.

Falando em pagamento à vista, essa pode ser considerada outra desvantagem desse modelo de compra.

Diferente das revendas padrão de veículos, ao se encantar por um automóvel de leilão, é imprescindível possuir o valor todo para levá-lo para casa, ou mesmo para sua revenda.

A última e não menos importante informação sobre a compra de carros de leilão é relacionada ao seguro-auto. 

Diversas seguradoras não aceitam fazer o seguro desse tipo de veículo. Nesse caso, é de obrigação da parte das seguradoras informar o motivo da recusa.  No entanto, apesar de difícil, não é impossível garantir que esse carro seja segurado.  

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Talvez você goste tambem

AUMENTE AGORA A PERFORMANCE DE VENDAS DA SUA LOJA DE CARROS!

Cadastre-se e receba mais informações sobre o sistema que vai revolucionar o seu gerenciamento de vendas.