Como otimizar o controle do atendimento?

Fala, Bello! Você está a apenas um passo de se tornar um expert em atendimento com a segunda temporada da Jornada #delojapraloja. Hoje, encerramos esta etapa com um conteúdo importante, que amarra tudo o que vimos até aqui.

Já falamos sobre canais de atendimento, pré-venda, venda, passagem de bastão entre times… E, em todos os posts, procurei deixar clara a importância de uma gestão eficiente para que tudo isso funcione com a menor margem de erro possível.

Você pode ter equipes com os melhores profissionais do mercado, mas se elas não estiverem integradas dentro de processos muito bem definidos (e, principalmente, controláveis), as chances de sua loja fechar mais negócios diminuirão expressivamente!

Por onde começar?

O primeiro passo tem tudo a ver com o que comentei acima. Arrume a casa (especialmente se ainda não tiver começado!). Aqui vão algumas perguntas que você pode começar a fazer:

  • Quem são os profissionais do atendimento?
  • Quais são suas atribuições?
  • Quais são os pontos fortes e fracos de cada um?
  • De que maneira são remunerados por seu trabalho?
  • Como é feita a comunicação entre eles?
  • Há um senso de coletividade ou cada profissional está olhando apenas para seus próprios resultados?
  • Que tipo de problema é recorrente dentro do setor de atendimento no dia a dia da loja?

Bello, esta é a hora de observar cada pequena parte do processo! É assim que você vai conseguir entender a dinâmica do atendimento e aquilo que pode – e deve – ser mudado para melhor.

Talvez possa parecer que isso não é necessário porque é algo que você enquanto gestor já sabe e já faz. No entanto, muitas vezes o que está acontecendo na prática é bem diferente da teoria. Por isso, escute o que seus colaboradores têm a dizer, pondere de acordo com seus recursos e, principalmente, comece a agir!

Você não precisa revolucionar a loja de uma vez só. Vá aos poucos, mas vá! Com o tempo, as práticas serão internalizadas e virarão o modo normal de operação da revenda, ainda que seja necessário estar sempre vigilante. Treinamentos, dinâmicas de grupo e reuniões periódicas são essenciais.

E como otimizar o controle do atendimento?

Como disse antes, teoria e prática são coisas bem diferentes. É por isso que implementar uma ferramenta digital de gestão na loja auxilia tanto no controle do atendimento – e digo mais: faz com que ele seja otimizado!

Com um sistema especializado para revendas, seus colaboradores se comunicarão de maneira mais eficiente, as informações ficarão disponíveis em banco de dados para o acesso de todos e você terá pleno domínio sobre cada etapa do processo.

Autoconf

Bello, é impossível não puxar sardinha para o meu lado quando falo no assunto! O Autoconf, plataforma completa de gestão de veículos, foi criado com base em todas as necessidades que identificamos no dia a dia da Bello’s Car. Como sempre digo, ele foi desenvolvido #delojapraloja!

São diversas funcionalidades que vão ajudar você no gerenciamento da revenda – confira mais aqui. Hoje, quero dar uma atenção especial ao gestor de leads, que impacta diretamente os times de pré-venda e venda.

Quando falamos lá atrás sobre Marketing Digital, em nossa primeira temporada, ficaram claras as formas de impactar de maneira assertiva o cliente para que ele avance no funil de vendas e se torne um lead.

De nada adianta fazer investimentos em ações online se você não tem condições de receber, qualificar e encaminhar seus leads. Aí é que entra o sistema de gestão. É ele que leva o cliente do primeiro contato até o fechamento do negócio!

Além do mais, é possível mensurar os resultados de cada mídia para definir periodicamente onde é melhor investir. Outro ponto positivo é que o desempenho de cada profissional pode ser avaliado individualmente, de maneira que os pontos a serem melhorados tenham ajuste mais rápido.

Gestão na palma da mão

Com o gestor de leads do Autoconf, a loja está, literalmente, na palma da mão! O controle do atendimento é total e isso facilita muito a rotina dos colaboradores também, que se conectam de maneira eficiente entre si, registram melhor os dados e tornam todo o processo mais fluido.

Acredito que a tecnologia está a nosso serviço. Quando combinada com o fator humano, traz resultados imbatíveis! É por isso que acredito tanto na Jornada #delojapraloja e no Autoconf. Quanto mais conhecimento e recursos digitais nosso setor tiver, melhor!

E assim encerramos a segunda etapa da nossa jornada! Continue acompanhando conteúdos especiais no meu Instagram – @rodrigodbello – e no nosso grupo exclusivo do Telegram. Tamo junto, Bello!

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