Como a boa relação dos funcionários influencia no sucesso de uma revendedora de carros? Foto/Reprodução: michaeljung no iStock

Como a boa relação dos funcionários influencia no sucesso de uma revendedora de carros?

Como já falamos em outro post, os colaboradores são a base de uma boa revendedora de carros. Isso porque, sem eles, não há negócio. As pessoas são, naturalmente, seres comunicativos, que precisam de interação e sua equipe faz toda a diferença nesse sentido. Sendo assim, não é muito difícil pensar na importância de manter uma boa relação dos funcionários, certo?

Hoje em dia, não basta apenas ter bons profissionais ao seu lado. É preciso que se construa um clima organizacional agradável, que seja refletido no seu atendimento e, consequentemente, no sucesso do seu negócio. Para isso, no entanto, é preciso sair um pouco da sua posição de gestor e entender como realmente sua equipe funciona.

Neste post, separamos algumas dicas e mostramos como a boa relação dos funcionários pode ser muito vantajosa para sua revendedora. Quer saber mais? Continue conosco!

O que muda no seu negócio quando existe uma boa relação dos funcionários?

Simples e diretamente: a produtividade. Não há dúvida quanto à influência que um bom clima organizacional exerce sobre a produtividade da sua equipe. Isso explica-se pelo fato de que, quando existem conflitos e falta de estabilidade no time, não há união. O resultado? Nenhum funcionário trabalha pelo mesmo objetivo.

Antes de mais nada, é preciso trabalhar a motivação dos seus funcionários. E não nos referimos apenas à questão financeira, pois nem tudo está relacionado a isso. São diversos fatores que colaboram para um bom clima organizacional e, consequentemente, para a boa relação dos funcionários. 

É necessário que haja um esforço por parte dos líderes para demonstrar que a empresa se importa com seus colaboradores. Isso por ser feito, por exemplo, através de bonificações, claro, mas também investimentos em recursos relacionados ao bem-estar do time. Em resumo, trata-se de construir um ambiente agradável de se trabalhar. 

Como, então, fazer isso? A seguir, temos algumas dicas. Confira:

Comece pelo entendimento da situação

Nem sempre um gestor sabe de tudo que está acontecendo em uma empresa. Obviamente, isso não é o ideal, mas também não pode ser condenado, afinal, são muitas tarefas ao longo do dia e algo pode passar despercebido. No entanto, precisa haver esse esforço e cuidado para entender o lado dos funcionários.

Uma possibilidade é fazer uma pesquisa sobre como anda o clima organizacional. Vale a pena descobrir quais os pontos fortes (e fracos) da sua revendedora de carros. Esteja aberto a sugestões e, claro, implemente as mudanças. Esse é o primeiro passo para estabelecer um canal de comunicação eficiente. 

Reconheça sua equipe

Nada pior do que trabalhar em um lugar em que não é reconhecido e, muitas vezes, desmerecido. É importante mostrar para a equipe da sua revenda de carros que ela é parte essencial e atua como uma engrenagem fundamental no negócio. 

Não existe, contudo, a melhor forma de fazer isso (por isso o tópico anterior é tão relevante). Mas, não podemos negar que algo essencial é trabalhar com feedbacks. Se um funcionário faz algo de errado, provavelmente, o gestor precisará alertá-lo sobre isso. Por que não, então, fazer o mesmo quando essa pessoa faz algo muito bom? Isso é um estímulo necessário ao seu time e, com certeza, será muito bem visto.

Invista em capacitação

Não é a primeira vez que falamos por aqui sobre a importância de capacitar a sua equipe. Essa é, inclusive, uma forma de mostrar que se importa com ela. Muito da insatisfação de um time está relacionado à qualidade com que desempenha o seu serviço. Isso, contudo, nem sempre está ligado somente ao esforço do profissional, mas também à quantidade de informações que lhe é dada. 

Como a boa relação dos funcionários influencia no sucesso de uma revendedora de carros? Foto/Reprodução: fizkes no iStock

Sendo assim, invista em treinamentos relacionados aos diversos setores da sua revenda e colabore para a evolução profissional dos seus funcionários. 

Estabeleça um canal de comunicação eficiente para uma boa relação dos funcionários

Outro tópico que também já falamos por aqui, mas que não podemos deixar de salientar. Como dissemos no início deste post, o ser humano tem uma necessidade natural de se comunicar. Se você tira isso da sua equipe, causa um desconforto desnecessário.

É preciso, portanto, expor os fatos com clareza e se mostrar aberto à troca de ideias. Não falamos isso apenas relacionado a questões pessoais, mas sim quanto ao negócio. É papel de um gestor e líder entender como se dá a relação dos seus funcionários.

Proporcione todas as ferramentas necessárias

Por fim, mas definitivamente não menos importante, falemos da questão técnica. Nada desestimula mais um funcionário do que problemas que o impedem de desempenhar sua função. Por isso, tenha certeza de que você está colocando à disposição da sua equipe o melhor possível.

Um software de gestão, como o Autoconf, por exemplo, pode ser muito benéfico em termos de um bom clima organizacional. Ele diminui possíveis falhas e reflete positivamente na produtividade.

Se você, assim como nós, está preocupado em manter uma boa relação dos funcionários e quer garantir que fez tudo que estava ao seu alcance, que tal começar a colocar em prática essas nossas dicas? Conte conosco para ajudá-lo no que for possível!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Talvez você goste tambem

AUMENTE AGORA A PERFORMANCE DE VENDAS DA SUA LOJA DE CARROS!

Cadastre-se e receba mais informações sobre o sistema que vai revolucionar o seu gerenciamento de vendas.