Avaliação de carros: qual a melhor forma de realizar? Foto/Reprodução: Pattanaphong Khuankaew no iStock

Avaliação de carros: qual a melhor forma de realizar?

No momento de comprar um carro para revenda, é de extrema importância realizar uma inspeção cuidadosa para garantir que não haverá erros no momento de fechar o negócio. Sendo assim, a avaliação de carros pode ser considerada um dos momentos mais importantes de uma revenda. 

Mas, você sabe como realizar uma avaliação da melhor forma para ter certeza de que nada passou despercebido? Para ajudá-lo e, claro, ajudar a sua revendedora, preparamos este post com algumas dicas. Continue a leitura para saber mais!

O que é a avaliação do carro?

Em resumo, essa etapa funciona como um checklist de todas as informações físicas do automóvel. Ou seja, você tomará nota de diversos itens que podem influenciar no valor final de compra e/ou venda.

Além disso, também será observado se existe a necessidade de reparos por parte da empresa para conseguir revender o veículo em boas condições. Tudo isso vai interferir na proposta final que será feita para o proprietário do carro.

Mas, o que é de fato analisado em uma avaliação?

Como dissemos, os aspectos são inúmeros, entre eles podemos citar:

  • Ano do veículo –  É claro que nem todo carro que tem um ano de fabricação mais antigo estará em más condições ou precisará de mais reparos. No entanto, não podemos negar que esses modelos têm uma probabilidade maior de estragar. Além disso, é preciso levar em consideração que quanto mais antigo o carro, menos chances ele tem de ser vendido e, consequentemente, de precisar de garantia.
  • Quilômetros rodados – A regra não podia ser mais simples: quanto maior a quilometragem, menos valorizado será o seu carro. Os veículos que possuem mais de 100 mil quilômetros rodados, por exemplo, são extremamente desvalorizados. Contudo, é claro que o ano do automóvel influencia nisso, pois quanto mais velho mais rodado, imagina-se.
  • Marca – Essa é uma noção básica no mercado de vendas, já que quanto mais famosa a marca, mais caro seu produto vai custar. Com veículos, portanto, não seria diferente. Relaciona-se a isso, também, a questão de oferta e procura. Logicamente, se há uma grande busca por determinado modelo, ele será mais valorizado no momento da venda. 
  • Cuidados com o carro – Esse é outro aspecto que não precisa de muita explicação, já que todos procuram por carros bem conservados, afinal, ninguém quer gastar dinheiro em algo danificado, certo? Sendo assim, as revendedoras devem analisar se o veículo está com as revisões em dia, se não há batidas na lataria, problemas no motor, etc. Tudo isso influencia na negociação, pois quanto mais reparos necessários para colocar o carro na revenda, menos será pago ao proprietário. 
  • Acidentes – Existem inúmeros tipos de acidentes, leves e graves, e isso é um fator a ser observado no momento de avaliar um carro. Certos acidentes acabam danificando toda a estrutura interna do carro e, logicamente, ele torna-se mais vulnerável a problemas. 
  • Tabela FIPE – ela serve como um indicador no momento de avaliar um veículo, já que mostra a média de preço de todos os modelos de carros. No entanto, como a descrição sugere, ela é uma média apenas, ou seja, o valor final nem sempre será o indicado na tabela.
Avaliação de carros: qual a melhor forma de realizar? Foto/Reprodução: welcomia no iStock

Como garantir que nada passará despercebido na avaliação de carros?

Como você pôde perceber, são vários os fatores que devem ser levados em consideração no momento de avaliar carros para comprar. E, claro, isso exige uma enorme atenção e organização de quem for de fato realizar esse processo.

Seja como for, é preciso ter certeza de que todos os aspectos foram considerados, para que o valor seja o mais assertivo possível e você não tenha prejuízos. Por isso, é imprescindível contar com um sistema de gestão seguro e confiável, como o Autoconf

Uma das funções do nosso software é justamente a avaliação de carros de maneira precisa e sem erros. Dessa forma, você elimina a possibilidade de orçamentos errôneos que podem interferir nos resultados da sua revendedora. 

Se você, assim como nós, está preocupado com o desempenho do seu negócio e quer garantir o sucesso dele, então entre em contato conosco e conheça um pouco mais sobre o Autoconf! 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Talvez você goste tambem

AUMENTE AGORA A PERFORMANCE DE VENDAS DA SUA LOJA DE CARROS!

Cadastre-se e receba mais informações sobre o sistema que vai revolucionar o seu gerenciamento de vendas.